quarta-feira, 7 de março de 2012

QUERO ENTENDER O SÍTIO PESQUEIRO TURÍSTICO

O conceito geral de Sítio Pesqueiro é o local que frequentemente tem pesca. Com base nesse conceito a lei n° 6.167/1998 do Estado do Pará inovou dizendo que a pesca esportiva no território do Estado será exercida preferencialmente em áreas hídricas piscosas (muitos peixes) e ambientalmente conservada. A legislação paraense quer dizer que na malha hidrográfica do Estado possui pesca artesanal quase que em todo canto, entretanto para praticar a pesca esportiva com a modalidade de pesque e solte haveria a necessidade de escolher áreas aquáticas em que o Estado pudesse oferecer como produto e atrair pescadores visistantes. Este pressuposto embasou a norma jurídica que teve como objetivo instituir alguns lugares reservados para pesca esportiva e neles o Estado fazer a gestão ambiental e turística, tudo isso visando ter produtos para divulgar semelhantes a parques temáticos.



O Sítio Pesqueiro Turístico é um parque temático, cujo tema é a pesca esportiva sustentável no ambiente aquático natural. O Pará é rico em rios e peixes, mas não explora esse potencial com inteligencia, pois esses peixes são predados intensivamente até a exaustão do estoque comercial e os governos apoiam esse tipo de ação com a bandeira da segurança alimentar para população e manutenção do estado de pobreza dos nossos pescadores artesanais. As politicas públicas são direcionadas para manutenção do extrativismo da pesca e não percebem o filão de ouro que tem na atividade de turismo de pesca esportiva com base comunitária.

Os Sítios Pesqueiros Turísticos são áreas aquáticas especialmente reservadas para o o desenvolvimento do turismo de pesca esportiva. Essas áreas são selecionadas através de estudo de prospecção do potencial, em seguida são realizadas oficinas comunitárias para discutir e celebrar o "acordo de pesca comunitário" com destaque para medidas de ordenamento que disciplinam as atividades locais em prol do turismo de pesca esportiva. Após o ordenamemnto pesqueiro da área aquática selecionada o poder público deve construir infra-estruturas de apoio e recepção do turista pescador. Essas estruturas são fundamentais para transformar o atrativo natural de pesca em um produto do turismo de pesca esportiva, condição que será divulgada pelo governo do Estado para que se torne em destino permanente de pescadores visitantes e assim internalize renda na comunidade receptora.

Nota-se que o Sítio Pesqueiro Turístico tem que atuar como um parque temático, então a proposta é que na área reservada tenha como infra-estrutura de apoio um Terminal Receptivo com lojas, salas, escritório de guias de pesca e lanchonete para oferecer produtos e serviços ao pescador visitante. A comunidade local é treinada para atender bem o pescador visitante e ganhar dinheiro em todos os elos da cadeia produtiva que o turismo de pesca pode proporcionar.

Para dar a aparência de parque temático e oferecer ao pescador visitante orientação de acesso sugere-se que construa um pórtico de entrada que vai dar 'boas vindas' ao turista pescador e delimitar a chegada no Sítio Pesqueiro Turístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário