quinta-feira, 9 de agosto de 2012
DESASTRE ECOLÓGICO NO 1° TORNEIO DO TUCUNARÉ EM ALTAMIRA
Por. Lahire Figueiredo Filho
Tem gente no Pará que gosta de trafegar na contra mão da história e insistir na coisa errada. Querem acabar com o turismo de pesca esportiva em Altamira mantando a galinha dos ovos de ouro.
O governo do Estado está fomentando a realização de torneios de pesca esportiva como elemento de educação ambiental e competição entre os amantes da pesca, promovendo a prática da modalidade pesque e solte, assim como, um instrumento de divulgação e promoção institucional do potencial do município para pesca esportiva ecologicamente correta. Não se pode admitir que o tucunaré seja alvo de tanta ganância e primitivismo, pois o pescador esportivo responsável pensa na manutenção do estoque de peixes do seu pesqueiro favorito e não mata tudo que pesca. A proposta da pesque e solte é questão de inteligência, pois o peixe esportivo vale mais vivo do que morto. O tucunaré é uma espécie esportiva muito procurada pelos amantes da pesca esportiva e é a galinha dos ovos de ouro do turismo de pesca esportiva na Amazônia.
Ao tomar conhecimento que a Prefeitura Municipal de Altamira, através da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente e Turismo, vai realizar o 1° Torneio de Pesca do Tucunaré em Altamira e que a prática do “pesque e solte” não vai ser adotada como elemento educativo, nos encheu de preocupação. Esse fato nos obriga a manifestar o desagrado e ofensa a toda uma política de gestão da pesca sustentável que se pretende trabalhar para o Estado do Pará, a repercussão negativa que essa prática vai provocar na mídia nacional, o exemplo negativo à outros organizadores de torneios, e o dano ambiental que será promovido com a matança de 4.800 Kg de tucunaré em apenas um dia de torneio (são 100 equipes de 03 pessoas = 300 pessoas x 08 peixes x 2 kg/peixe = 4,8 toneladas de tucunarés mortos).
Repudiando essa iniciativa desastrosa e não concordando com a realização do evento sem a adoção do “pesque e solte”, sugerimos que seja coibida tal iniciativa, uma vez que dos 14 (quatorze) torneios realizados no Pará, somente o de Altamira poderá causar impacto negativo ao estoque natural de tucunarés, principal peixe esportivo da Amazônia.
Veja parte do texto do regulameto:
"Art. 10° - Das disposições finais
Haverá por definição o local específico da Orla do Cais de Altamira, onde ocorrerá a largada e chegada, o que será posteriormente informado. Na ocasião contará com a presença de equipe de coordenação e apoio que estará presente nos dois dias de evento.
O pescado capturado será entregue a equipe coordenadora, e a maior parte será levada à doação para entidades e casas de apoio existentes no município. A outra parte, será utilizada em demonstrativo de degustação, preparada pela equipe de Técnicos de Pesca e Eventos do IFPA/Campus Altamira, juntamente com o representantes do Programa Mulheres Mil, que na ocasião realizarão oficinas de preparação de pescado, e que será oferecida aos participantes no dia da premiação.
A entrega do pescado capturado e dos alimentos recolhidos no momento da inscrição dos participantes, será realizada pelas secretarias promotoras do evento, no dia 20.08.2012, acompanhadas pela imprensa local."
terça-feira, 7 de agosto de 2012
SUCESSO DO IV TORTUC EM TUCURUÍ
O Torneio de Pesca Esportiva de Tucurui (Tortuc), na sua quarta edição foi novamente o maior sucesso. O evento obteve altos índices de aprovação entre os participantes e no contexto da pesca esportiva do país. Os pescadores e visitantes ao torneio falavam entre si que foi o evento de maior aporte do governo do Estado. O governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura – SEPAq e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA, foi o maior patrocinador e colaborador na realização do referido torneio .
A coordenadora do evento e presidente da Associação dos Pescadores Esportivos do Lago Tucuruí – APELT, Sra. Mariana Bogéa, estava alegre e feliz com a excelente repercussão do IV TORTUC, hoje sem dúvida um dos melhores torneios de pesca esportiva do País.
Os torneios de pesca são eventos de divulgação do potencial do município quanto a pratica da atividade. Movimenta capital na cidade e promove o interesse na prática do esporte. É um instrumento importante para o desenvolvimento da pesca esportiva no Estado, mas não é o único. Temos que trabalhar a implantação dos Sítios Pesqueiros Turísticos como para eles possam ser instrumentos indutores de pescadores esportivos visitantes de forma rotineira.
Existem 14 torneios de pesca esportivas realizados pelos municípios paraenses e sua grande maioria incentiva o pesque e solte. Os torneios possuem esse papel educativos de promover a sensibilização do praticante da pesca esportiva quanto à necessidade de soltar a maioria dos peixes visando a manutenção do equilíbrio de seu pesqueiro favorito.
A presidente da APELT esteve na SEPAq e entregou uma placa de agradecimento ao Secretário Adjunto, Sr. Luis Sérgio Borges, por todo o esforço que ele fez no sentido de fomentar a premiação, kit uniforme e material gráfico para o IV TORTUC.
Vejam na foto cedida pelo assessor de imprensa da SEPAq, Sr. Sergio Noronha, registrando o momento em que a Sra. Mariana Bogéa entrega a placa de agradecimento ao Secretário da SEPAq sob a vista do assessor técnico Lahire Figueiredo Filho.
Assinar:
Postagens (Atom)