sábado, 27 de agosto de 2011

VAMOS POUPAR OS CAMURINS E AS PIRAPEMAS - PESQUE E SOLTE


A pesca esportiva no estuário de Salinópolis está 'bombando', muitos camurins e pirapemas estão fazendo a festa dos visitantes.
O meu amigo Eduardo Monteiro esteve por lá na ultima lua e pescou vários peixes grandes. Ora, ponto de pesca identificados por ele com ocorrencia de camurins grandes, isso só está ocorrendo porque os pescadores artesanais profissionais não estão nessa área colocando redes e espinhéis. O Eduardo pescou e soltou todos os camurins 'porrudos' e assim os outros pescadores amadores podem ir lá no pesqueiro e pescar também os mesmos peixes.
O pesque e solte é fundamental para que as espécies esportivas continue no pesqueiro. O camurim é um peixe carnívoro, territorialista e mora nas margens dos manguezais, se o local tem bastante comida ele não precisa migrar para outro lugar. Se voce devolvê-lo ao seu habitat ele cresce e todos os pescadores amadores poderão ter o prazer de capturá-lo.
Agora, se você acha que deve matar e levar peixes para casa, então mate as outras espécies, poupe os camurins e as pirapemas e não esqueça de levar somente 10 Kg de peixes. A legislação Estadual e Federal rezam que a cota para o pescador amador/esportivo é de 10Kg mais um troféu, ou seja, você pode pescar 02 pescadas amarelas de 03Kg mais 04 corvinas de 01Kg e se conseguir pescar um xaréu de 06 Kg como maior peixe 'troféu' pode levar também.
Pratique os pesque e solte que certamente não terás necessidade de levar peixe para casa ou no máximo levarás somente um peixe.

domingo, 21 de agosto de 2011

PESCA ESPORTIVA X PESCA ARTESANAL

A pesca esportiva é uma atividade ainda pouco praticada no Estado e a pesca artesanal comercial está presente em quase todos os rios e lagos. A pesca esportiva usa vara,linha,molinete, carretilha, anzol e garatéia, apetrechos seletivos e a lei só permite matar 10 Kg por pescaria (+-4 peixes). Já a pesca artesanal usa malhadeira, arpão, curral e espinhel e mata tudo que é tamanho de peixes, até os que ainda não tiveram chance de se reproduzir. A pesca esportiva sustentável é aquela que solta a maioria dos peixes capturados e se preocupa em não jogar lixo nas margens dos rios, já a pesca profissional deixa pedaços de redes nas margens e captura os peixes em grandes quantidades até acabar sem se preocupar com o futuro. A proposta para solução desse conflito é o zoneamento pesqueiro, ou seja, ambientes aquáticos delimitados exclusivamente para pesca esportiva, tolerando somente a pesca de subsistência praticada pelos ribeirinhos. A rede de pesca não combina com a pesca esportiva.



Deu na revista Pesca e Cia. A pesca comercial espanta turistas pescadores. (Pesca e Cia. É certo, a pesca esportiva solta o peixe e a pesca artesanal mata todos os peixes, inclusive os pequenos que não se reproduziram.

Essa foi a constatação divulgada pela The Billfish Foundation (TBF) durante a palestra do oceanógrafo e biólogo da organização, Elliott Willian Stark, no Pesca Trade Show, em São Paulo, a respeito do turismo da pesca amadora em Los Cabos, no México.

De acordo com o documento a TBF fez diversas entrevistas em 2007 com pescadores oriundos de várias localidades internacionais que passaram por Los Cabos. A maioria é dos Estados Unidos.

Dos pescadores abordados, 88 % disseram que “não voltariam” ao point mexicano se soubessem que havia aumentado a captura comercial de peixes de bico (marlins e sailfihs), os grandes troféus daquelas bandas. Outros 85 % garantiram o “regresso” se tivessem informações de que a pesca dessas espécies foi totalmente restringida.

A explicação é simples: com a presença de barcos de pescadores profissionais, com o uso de redes, espinhéis e longlines, a probabilidade dos peixes serem dizimados fica maior. Sendo assim, a chance de captura diminui consideravelmente.