sexta-feira, 20 de abril de 2012

CADEIA PRODUTIVA DA PESCA ESPORTIVA

Por. Lahire Figueiredo Filho

A cadeia produtiva de um produto é universalmente conceituada como o conjunto de etapas consecutivas para obtenção do produto até o seu consumo. São etapas das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação, até a constituição de um produto final.
O produto final pode ser um bem ou até mesmo um serviço que tenha como objetivo a sua colocação no mercado consumidor. Portanto, trata-se de uma sucessão de estágios técnicos de processamento produtivo e de distribuição integradas, realizadas por diversas unidades interligadas como elos de uma corrente, desde a extração e manuseio da matéria-prima até a distribuição do produto para chegar ao consumidor.


A pesca esportiva é uma atividade produtiva que consome matéria prima, tem processamento de produtos e serviços e chega ao consumidor através de diversas atividades integradas na forma de elo de uma corrente. A pesca esportiva explorada como atividade associada ao turismo torna mais evidente os elos da cadeia produtiva.

Por si só a atividade de pesca esportiva movimenta uma série de produtos e serviços. Quando uma pessoa decide ser um pescador esportivo ele necessita de equipamentos de pesca, esses equipamentos são produzidos em uma indústria que já movimentou outras cadeias produtivas e vai fazer parte da cadeia produtiva da pesca esportiva. O nosso pescador vai precisar alugar uma lancha, vai ter que comprar gasolina em posto de combustíveis da cidade, vai comprar refrigerantes e outras bebidas no supermercado da cidade, vai ter que recarregar as baterias do motor elétrico, vai se hospedar na pousada ou hotel para pescar mais de um dia, vai almoçar no restaurante, etc. Então, vai movimentar uma extensa cadeia de serviços que gera emprego e renda no município onde tudo acontece.
Quando a pesca esportiva está associada ao turismo a cadeia produtiva fica mais evidente, pois se torna mais visível a presença do agente de turismo, o operador do receptivo turístico precisa fazer propaganda para captar os seus clientes e as pousada especializadas em pesca esportiva oferecem pacotes completos envolvendo diversos elos da cadeia produtiva do setor.
Podemos citar novas atividades ou serviços que podem surgir na cadeia produtiva da pesca esportiva. As revistas especializadas e os programas de televisão contratam pescadores que vão à busca de reportagens e comercializar as imagens e atrativos da pesca. O transporte fluvial especializado no receptivo para o turismo de pesca esportiva é um serviço que não é comum, mas pode ser incorporado na cadeia produtiva caso haja demanda regular, assim como a venda de iscas vivas, a lavagem de lanchas e motores (lava jatos), os estacionamentos de carretas, a descida em rampas particulares, as marinas secas para guarda lanchas, etc .
Os produtos e serviços com base comunitária também podem ser inseridos na cadeia produtiva da pesca esportiva. Com o advento da responsabilidade social das atividades produtivas surgiu a necessidade de dar oportunidades de trabalho e renda para as pessoas que estão fora do mercado de trabalho e dentro da linha da pobreza. Essas pessoas têm na pesca esportiva o aumento da demanda de produtos e serviços com a chegada de pescadores esportivos visitantes na comunidade. O local que tem aumento de demanda basta fomentar a oferta para que gere emprego e renda e, gradativamente, possa ter a equidade social com a melhoria da renda na comunidade. A comunidade organizada em associação ou cooperativa poderá vender artesanato, produtos artesanais, confecções, iguarias típicas, serviço de piloteiro-guia de pesca e até hospedagem.