sábado, 27 de agosto de 2011

VAMOS POUPAR OS CAMURINS E AS PIRAPEMAS - PESQUE E SOLTE


A pesca esportiva no estuário de Salinópolis está 'bombando', muitos camurins e pirapemas estão fazendo a festa dos visitantes.
O meu amigo Eduardo Monteiro esteve por lá na ultima lua e pescou vários peixes grandes. Ora, ponto de pesca identificados por ele com ocorrencia de camurins grandes, isso só está ocorrendo porque os pescadores artesanais profissionais não estão nessa área colocando redes e espinhéis. O Eduardo pescou e soltou todos os camurins 'porrudos' e assim os outros pescadores amadores podem ir lá no pesqueiro e pescar também os mesmos peixes.
O pesque e solte é fundamental para que as espécies esportivas continue no pesqueiro. O camurim é um peixe carnívoro, territorialista e mora nas margens dos manguezais, se o local tem bastante comida ele não precisa migrar para outro lugar. Se voce devolvê-lo ao seu habitat ele cresce e todos os pescadores amadores poderão ter o prazer de capturá-lo.
Agora, se você acha que deve matar e levar peixes para casa, então mate as outras espécies, poupe os camurins e as pirapemas e não esqueça de levar somente 10 Kg de peixes. A legislação Estadual e Federal rezam que a cota para o pescador amador/esportivo é de 10Kg mais um troféu, ou seja, você pode pescar 02 pescadas amarelas de 03Kg mais 04 corvinas de 01Kg e se conseguir pescar um xaréu de 06 Kg como maior peixe 'troféu' pode levar também.
Pratique os pesque e solte que certamente não terás necessidade de levar peixe para casa ou no máximo levarás somente um peixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário