domingo, 21 de agosto de 2011

PESCA ESPORTIVA X PESCA ARTESANAL

A pesca esportiva é uma atividade ainda pouco praticada no Estado e a pesca artesanal comercial está presente em quase todos os rios e lagos. A pesca esportiva usa vara,linha,molinete, carretilha, anzol e garatéia, apetrechos seletivos e a lei só permite matar 10 Kg por pescaria (+-4 peixes). Já a pesca artesanal usa malhadeira, arpão, curral e espinhel e mata tudo que é tamanho de peixes, até os que ainda não tiveram chance de se reproduzir. A pesca esportiva sustentável é aquela que solta a maioria dos peixes capturados e se preocupa em não jogar lixo nas margens dos rios, já a pesca profissional deixa pedaços de redes nas margens e captura os peixes em grandes quantidades até acabar sem se preocupar com o futuro. A proposta para solução desse conflito é o zoneamento pesqueiro, ou seja, ambientes aquáticos delimitados exclusivamente para pesca esportiva, tolerando somente a pesca de subsistência praticada pelos ribeirinhos. A rede de pesca não combina com a pesca esportiva.



Deu na revista Pesca e Cia. A pesca comercial espanta turistas pescadores. (Pesca e Cia. É certo, a pesca esportiva solta o peixe e a pesca artesanal mata todos os peixes, inclusive os pequenos que não se reproduziram.

Essa foi a constatação divulgada pela The Billfish Foundation (TBF) durante a palestra do oceanógrafo e biólogo da organização, Elliott Willian Stark, no Pesca Trade Show, em São Paulo, a respeito do turismo da pesca amadora em Los Cabos, no México.

De acordo com o documento a TBF fez diversas entrevistas em 2007 com pescadores oriundos de várias localidades internacionais que passaram por Los Cabos. A maioria é dos Estados Unidos.

Dos pescadores abordados, 88 % disseram que “não voltariam” ao point mexicano se soubessem que havia aumentado a captura comercial de peixes de bico (marlins e sailfihs), os grandes troféus daquelas bandas. Outros 85 % garantiram o “regresso” se tivessem informações de que a pesca dessas espécies foi totalmente restringida.

A explicação é simples: com a presença de barcos de pescadores profissionais, com o uso de redes, espinhéis e longlines, a probabilidade dos peixes serem dizimados fica maior. Sendo assim, a chance de captura diminui consideravelmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário