quinta-feira, 9 de agosto de 2012

DESASTRE ECOLÓGICO NO 1° TORNEIO DO TUCUNARÉ EM ALTAMIRA

Por. Lahire Figueiredo Filho Tem gente no Pará que gosta de trafegar na contra mão da história e insistir na coisa errada. Querem acabar com o turismo de pesca esportiva em Altamira mantando a galinha dos ovos de ouro. O governo do Estado está fomentando a realização de torneios de pesca esportiva como elemento de educação ambiental e competição entre os amantes da pesca, promovendo a prática da modalidade pesque e solte, assim como, um instrumento de divulgação e promoção institucional do potencial do município para pesca esportiva ecologicamente correta. Não se pode admitir que o tucunaré seja alvo de tanta ganância e primitivismo, pois o pescador esportivo responsável pensa na manutenção do estoque de peixes do seu pesqueiro favorito e não mata tudo que pesca. A proposta da pesque e solte é questão de inteligência, pois o peixe esportivo vale mais vivo do que morto. O tucunaré é uma espécie esportiva muito procurada pelos amantes da pesca esportiva e é a galinha dos ovos de ouro do turismo de pesca esportiva na Amazônia. Ao tomar conhecimento que a Prefeitura Municipal de Altamira, através da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente e Turismo, vai realizar o 1° Torneio de Pesca do Tucunaré em Altamira e que a prática do “pesque e solte” não vai ser adotada como elemento educativo, nos encheu de preocupação. Esse fato nos obriga a manifestar o desagrado e ofensa a toda uma política de gestão da pesca sustentável que se pretende trabalhar para o Estado do Pará, a repercussão negativa que essa prática vai provocar na mídia nacional, o exemplo negativo à outros organizadores de torneios, e o dano ambiental que será promovido com a matança de 4.800 Kg de tucunaré em apenas um dia de torneio (são 100 equipes de 03 pessoas = 300 pessoas x 08 peixes x 2 kg/peixe = 4,8 toneladas de tucunarés mortos).
Repudiando essa iniciativa desastrosa e não concordando com a realização do evento sem a adoção do “pesque e solte”, sugerimos que seja coibida tal iniciativa, uma vez que dos 14 (quatorze) torneios realizados no Pará, somente o de Altamira poderá causar impacto negativo ao estoque natural de tucunarés, principal peixe esportivo da Amazônia. Veja parte do texto do regulameto: "Art. 10° - Das disposições finais Haverá por definição o local específico da Orla do Cais de Altamira, onde ocorrerá a largada e chegada, o que será posteriormente informado. Na ocasião contará com a presença de equipe de coordenação e apoio que estará presente nos dois dias de evento. O pescado capturado será entregue a equipe coordenadora, e a maior parte será levada à doação para entidades e casas de apoio existentes no município. A outra parte, será utilizada em demonstrativo de degustação, preparada pela equipe de Técnicos de Pesca e Eventos do IFPA/Campus Altamira, juntamente com o representantes do Programa Mulheres Mil, que na ocasião realizarão oficinas de preparação de pescado, e que será oferecida aos participantes no dia da premiação. A entrega do pescado capturado e dos alimentos recolhidos no momento da inscrição dos participantes, será realizada pelas secretarias promotoras do evento, no dia 20.08.2012, acompanhadas pela imprensa local."

2 comentários:

  1. Srº Lahire,com esta sua conta parece que nunca pescou em torneios, primeiro, a proposta inicial eram 8 peixes por equipe e não por pescador como esta na conta acima, segundo em um universo com esse numero de equipes, muitas equipes não tem experiencia e assim não pegam o numero máximo de peixes e algumas não pegam nenhum peixe, mas isso não vem mas ao caso pois o nº de equipes foi reduzido para 50 e foi permitido apenas 01 peixe (por equipe), então espero que refaça sua conta e publique novamente e também sugiro que entre em contato com a SEMAT e SEMA de Altamira para esclarecer suas duvidas, já que pelo visto não conhece a região.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È lamentável que ainda existam pessoas em nosso grande e rico Estado do Pará que queiram impor a sua opinião de forma clandestina e anônima.
      Experiências e conhecimento desse nosso Estado não me faltam, viajo muito e já participei de organização de vários torneios e nunca vi tanta truculência. Seja lá quem for que comentou o texto, acredito que foi útil a minha iniciativa de denunciar a matança do nosso tucunaré em um único dia, digo útil pelo fato de ser esse o objetivo de blogs inteligentes como o meu. Temos que informar e denunciar as vergonhosas iniciativas contra o meio ambiente e o turismo de pesca em nosso querido Estado.
      O regulamento do torneio não diz que são 08 peixes por equipe como vc afirma, reza que “O limite de captura é de 08 (oito) exemplares para premiar quem capturar a maior quantidade de tucunarés” e que “...ocorrerá a premiação dos participantes vencedores do torneio, de acordo com os critérios classificatórios...”, ou seja, a quantidade limite é mesmo por participante. O texto do regulamento ainda diz que “os peixes dos participantes serão entregues à equipe coordenadora do evento...”, mais uma vez indicando que são os peixes por participante e não por equipe.

      Tem mais, foi tão útil a minha denúncia que os organizadores reduziram a matança para um peixe por equipe e diminuíram o número de equipes para 50. Cumpriu a minha missão.

      Excluir